LIVRO
SEGUNDO
MUNDO
ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS
CAPÍTULO
VIII– EMANCIPAÇÃO DA ALMA
VIII-
Resumo Teórico do Sonambulismo, do Êxtase
e
da Dupla Vista
(Questão
455)
Os fenômenos
do sonambulismo natural se produzem espontaneamente e independem de qualquer causa
exterior conhecida; mas entre algumas pessoas dotadas de organização especial
podem ser provocados artificialmente, pela ação do agente magnético.
O estado designado pelo nome de sonambulismo magnético não difere do
sonambulismo natural, senão pelo fato de ser provocado, enquanto o outro é
espontâneo.
O sonambulismo natural é um fato notório, que ninguém pensa pôr em dúvida,
apesar do aspecto maravilhoso dos seus fenômenos. Que haveria, pois, de mais
extraordinário ou de mais irracional no sonambulismo magnético, por ser ele
produzido artificialmente, como tantas outras coisas? Dizem que os charlatães o
têm explorado; mais uma razão para que não seja deixado nas suas mãos. Quando a
Ciência se tiver apropriado dele, o charlatanismo terá muito menos crédito
entre as massas. Mas, enquanto se espera, como o sonambulismo natural ou
artificial são um fato, e contra fatos não há argumentos, ele se firma apesar
da má vontade de alguns, e isso no próprio seio da Ciência, onde penetra por
uma infinidade de portas laterais, em vez de passar pela central. E, quando lá
estiver plenamente firmado, será necessário lhe conceder o direito de
cidadania.
Para o Espiritismo, o sonambulismo é mais do que um fenômeno fisiológico, é uma
luz projetada sobre a Psicologia. É nele que se pode estudar a alma, porque é
nele que ela se mostra a descoberto. Ora, um dos fenômenos pelos quais ela se
caracteriza é o da clarividência, independente dos órgãos comuns da visão. Os
que contestam o fato se fundam em que o sonâmbulo não vê sempre, e à vontade
dos experimentadores, como através dos olhos. Seria de admirar que, os meios
sendo diferentes, os efeitos não sejam os mesmos? Seria racional buscar efeitos
semelhantes, quando não existe o instrumento? A alma tem as suas propriedades,
como os olhos têm as deles; é preciso julgá-los em si mesmos, e não por
analogia.
A causa da clarividência, do sonambulismo magnético e do sonambulismo natural é
a mesma: um atributo da alma, uma faculdade inerente a todas as partes
do ser incorpóreo que existe em nós, e que não tem limites além dos que são
assinalados à própria alma. O sonâmbulo vê em toda parte a que sua alma possa
transportar-se qualquer que seja a distância.
No caso da visão a distância, o sonâmbulo não vê as coisas do lugar em que se
encontra o seu corpo, à semelhança de um efeito telescópico. Ele as vê
presentes, como se estivesse no lugar em que elas existem, porque a sua alma lá
se encontra realmente; eis porque o seu corpo fica como aniquilado e privado de
sensações, até o momento em que a alma se reapossar dele. Essa separação
parcial da alma e do corpo é um estado anormal, que pode ter uma duração mais
ou menos longa, mas não indefinida. Essa a causa da fadiga que o corpo
experimenta, após um certo tempo, sobretudo quando a alma se entrega a um
trabalho ativo.
A vista da alma ou do Espírito não sendo circunscrita e não tendo sede
determinada, isso explica por que os sonâmbulos não podem assinalar para ela um
órgão especial; eles veem porque veem, sem saber por que nem como, pois a vista
não tem, para eles, como Espírito, lugar próprio. Se eles se reportam ao
corpo, esse lugar parece estar nos centros em que a atividade vital é
maior, principalmente no cérebro ou na região epigástrica, ou no órgão que,
para eles, é o ponto de ligação mais intenso entre o Espírito e o
corpo.
O poder de lucidez sonambúlica não é indefinido. O Espírito, mesmo quando
completamente livre, é limitado em suas faculdades e em seus conhecimentos,
segundo o grau de perfeição que tenha atingido; e é mais ainda quando ligado à
matéria, da qual sofre a influência. Essa a causa por que a clarividência
sonambúlica não é universal nem infalível. E tanto menos se pode contar com a
sua infalibilidade, quanto mais a desviem do fim proposto pela natureza e a
transformem em objeto de curiosidade e de experimentação.
No estado de desprendimento em que se encontra o Espírito do sonâmbulo, entra
ele em comunicação mais fácil com os outros Espíritos encarnados ou não.
Essa comunicação se estabelece pelo contato dos fluidos que compõem os
períspiritos e servem de transmissão ao pensamento, como o fio à eletricidade.
O sonâmbulo não tem, pois, necessidade de que o pensamento seja articulado
através da palavra: ele o sente e adivinha; é isso que o torna eminentemente
impressionável e acessível às influências da atmosfera moral em que se
encontra. É também por isso que uma afluência numerosa de espectadores, e
sobretudo de curiosos mais ou menos malévolos, prejudica essencialmente o
desenvolvimento de suas faculdades, que, por assim dizer, se fecham sobre si
mesmas e não se desdobram com toda a liberdade, como na intimidade e num meio
simpático. A presença de pessoas malévolas ou antipáticas produz
sobre ele o efeito do contato da mão sobre a sensitiva.
O sonâmbulo vê, ao mesmo tempo, o seu próprio Espírito e o seu corpo; eles são,
por assim dizer, dois seres que lhe representam a dupla existência espiritual e
corporal, confundidos, entretanto, pelos laços que os unem. Nem sempre o
sonâmbulo se dá conta dessa situação, e essa dualidade faz que
frequentemente ele fale de si mesmo como se falasse de uma pessoa estranha. É
que num momento o ser corporal fala ao espiritual, e noutro é o ser espiritual
que fala ao ser corporal.
O Espírito adquire um acréscimo de conhecimentos e de experiências em cada uma
de suas existências corpóreas. Esquece-os, em parte, durante a sua encarnação
numa matéria demasiado grosseira, mas recorda-os como Espírito. É
assim que certos sonâmbulos revelam conhecimentos superiores ao seu grau de
instrução, e mesmo à sua capacidade intelectual aparente. A inferioridade
intelectual e científica do sonâmbulo, em seu estado de vigília, não permite,
portanto, prejulgar-se nada sobre os conhecimentos que ele pode revelar no
estado lúcido. Segundo as circunstâncias e o objetivo que se tenha em vista,
ele pode hauri-los na sua própria experiência, na clarividência das coisas
presentes, ou nos conselhos que recebe de outros Espíritos; mas, como o seu próprio
Espírito pode ser mais ou menos adiantado, ele pode dizer coisas mais ou menos
justas.
Pelos fenômenos do sonambulismo, seja natural, seja magnético, a Providência
nos dá a prova irrecusável da existência e da independência da alma e nos faz
assistir ao espetáculo sublime da sua emancipação; por esses fenômenos, ela nos
abre o livro do nosso destino. Quando o sonâmbulo descreve o que se passa a
distância, é evidente que ele o vê, mas não pêlos olhos do corpo: vê-se a si
mesmo no local, e para lá se sente transportado; lá existe, portanto, qualquer
coisa dele, e essa qualquer coisa, não sendo o seu corpo, só pode ser a alma ou
o seu Espírito. Enquanto o homem se extravia nas sutilezas de uma metafísica
abstraía e ininteligível, na busca das causas de nossa existência moral. Deus
põe diariamente sob os seus olhos e sob as suas mãos os meios mais simples e
mais patentes para o estudo da Psicologia experimental.
O êxtase é o estado pelo qual a independência entre a alma e o corpo se
manifesta da maneira mais sensível, e se torna, de certa forma, palpável.
No sonho e no sonambulismo, a alma erra pelos mundos terrestres; no êxtase, ela
penetra um mundo desconhecido, o dos Espíritos etéreos com os quais entra em
comunicação, sem, entretanto, pode ultrapassar certos limites, que ela não
poderia transpor sem romper inteiramente os laços que a ligam ao corpo. Um
fulgor resplandecente e inteiramente novo a envolve, harmonias desconhecidas na
Terra a empolgam, um bem-estar indefinível a penetra: ela goza, por
antecipação, da beatitude celeste, e pode-se dizer que pousa um pé no
limiar da eternidade.
No estado de êxtase, o aniquilamento do corpo é quase completo; ele só
conserva, por assim dizer, a vida orgânica. Sente-se que a alma não se liga
a ele mais que por um fio, que um esforço a mais poderia romper sem remédio.
Nesse estado, todos os pensamentos terrenos desaparecem
para dar lugar ao sentimento puro que é a própria essência do nosso ser
imaterial. Todo entregue a essa contemplação sublime, o extático encara a
vida como uma parada momentânea; para ele, o bem e o mal, as alegrias
grosseiras e as misérias deste mundo não são mais que fúteis incidentes de uma
viagem da qual se sente feliz ao ver o termo.
Acontece com os extáticos o mesmo que com os sonâmbulos: sua lucidez pode ser
mais ou menos perfeita, e seu próprio Espírito, conforme for mais
ou menos elevado, é também mais ou menos apto a conhecer e a
compreender as coisas. Verifica-se neles, às vezes, mais exaltação do que
verdadeira lucidez ou, melhor dito, sua exaltação prejudica a lucidez; é por isso
que suas revelações são frequentemente uma mistura de verdades e erros, de
coisas sublimes e de coisas absurdas, ou mesmo ridículas. Espíritos inferiores
aproveitam-se muitas vezes dessa exaltação, que é sempre uma causa de fraqueza,
quando não se sabe vence-la, para dominar o extático, e para tanto se revestem
aos seus olhos de aparências que o mantêm nas suas ideias e
preconceitos do estado de vigília. Este e um escolho, mas nem todos são assim;
cabe-nos julgar friamente e pesar as suas revelações na balança da razão.
A emancipação da alma se manifesta, às vezes, no estado de vigília e produz o
fenômeno designado pelo nome de dupla vista, que dá aos que o possuem a
faculdade de ver, ouvir e sentir a dos limites dos nossos sentidos. Eles
percebem as coisas ausentes, por toda parte, até onde a alma possa estender a
sua ação; veem, por assim dizer, através da vista ordinária, como por uma
espécie de
miragem.
No momento em que se produz o fenômeno da dupla vista, o estado físico e
sensivelmente modificado: os olhos têm qualquer coisa de vago olhando sem ver,
e toda a fisionomia reflete uma espécie de exaltação. Constata-se que os órgãos
da visão são alheios ao fenômeno, ao verificar-se que a visão persiste, mesmo
com os olhos fechados.
Esta faculdade se afigura, aos que a possuem, tão natural como a de ver
consideram-na um atributo normalmente, que não lhes parece constituir exceção O
esquecimento se segue, em geral, a essa lucidez passageira, cuja lembrança se
torna cada vez mais vaga, e acaba por desaparecer, como a de um sonho.
O poder da dupla vista vai desde a sensação confusa até a percepção clara e
nítida das coisas presentes ou ausentes. No estado rudimentar ela dá a algumas
pessoas o tato, a perspicácia, uma espécie de segurança nos seus atos a que se
pode chamar a justeza do golpe de vista moral. Mais desenvolvida,
desperta os pressentimentos, e ainda mais desenvolvida mostra acontecimentos já
realizados ou em vias de realização.
O sonambulismo natural e artificial, o êxtase e a dupla vista não são mais do
que variedades ou modificações de uma mesma causa. Esses fenômenos, da mesma
maneira que os sonhos, pertencem à ordem natural. Eis porque existiram desde
todos os tempos: a História nos mostra que eles foram conhecidos, e até mesmo
explorados, desde a mais alta Antiguidade, e neles se encontra a explicação de
uma infinidade de fatos que os preconceitos fizeram passar como sobrenaturais.
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