OS SUPERIORES E OS INFERIORES - CAPÍTULO XVII - SEDE PERFEITOS-INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS


CAPÍTULO XVII

SEDE PERFEITOS

Caracteres da perfeição. – O homem de bem. – Os bons espíritas. – Parábola do Semeador. – Instruções dos Espíritos: O dever. – A virtude. – Os superiores e os inferiores, O homem no mundo, - Cuidar do corpo e do espírito.

INSTRUÇÕES DOS ESPIRITOS

OS SUPERIORES E OS INFERIORES

Palavras proferidas pelo Espírito FRANÇOIS – NICOLAS – MADELEINE, Cardeal MORLOT, Paris, 1863...


A AUTORIDADE e a FORTUNA...

·       Serão pedidas contas àquele que dela se acha investido.

·       Não creiais que ela lhe foi dada para lhe proporcionar o vão prazer de comandar, nem como um direito nem uma propriedade.

·       Não se trata de nenhum privilégio ligado à pessoa, pois Deus pode tirar-lhe quando lhe apraz.

·       Deus dá a AUTORIDADE a título de MISSÃO ou de PROVA quando isso lhe convém, e a retira da mesma forma.

·       Que as tiver, responderá pela boa ou má direção que tiver dado aos seus subordinados, e as faltas que estes poderão cometer, os vícios a que serão arrastados, enquanto que recolherá os frutos da sua solicitude para conduzi-los ao bem.

“Todo homem tem, na Terra, uma missão pequena ou grande, qualquer que seja ela, é sempre dada para o bem; é pois nela falir, falseá-la em seu princípio.”

Deus perguntará:


Ao rico...Que fizeste de sua fortuna que deveria ser em tuas mãos uma fonte espalhando a fecundidade ao seu redor?


Àquele que possui autoridade...Que uso fizeste dessa autoridade? Que mal detiveste? Que progresso fizeste?


“Se eu te dei subordinados não foi para fazer deles escravos de vossa vontade, nem os instrumentos dóceis de seus caprichos e da tua cupidez; eu te fiz forte e te confiei os fracos para os sustentar e os ajudar a subir até mim.”


O Superior...

·       Compenetra-se nas palavras do Cristo;

·       Não despreza a nenhum daqueles que estão abaixo de si, porque sabem que as distinções sociais nada o são diante de Deus;

·       O Espiritismo lhe ensina que se o obedecem hoje, puderam lhe comandar, ou poderão lhe comandar mais tarde, e que então será tratado como o tiver tratado ele mesmo.

·       Tem deveres a cumprir.

O Inferior...sendo Espírita...

·       Igualmente aos Superiores, tem deveres a cumprir.

·       Sua consciência lhe dirá sobre seus deveres a cumprir, porque sabe que não se deve retribuir o mal com o mal, e que as faltas de uns não autorizam as faltas de outros.

·       Se sofre, reconhecer que o mereceu, pois abusou outrora.

·       Se está forçado a aguentar essa posição, o Espiritismo lhe ensina a nela se resignar como sendo uma prova para a sua humildade, necessária ao seu adiantamento.

·       Sua crença é o guia de sua conduta;

·       Age como se quereria que seus subordinados agissem para com ele, se fosse chefe;

·       É mais escrupuloso no cumprimento de suas obrigações, porque compreende que toda negligência no trabalho que lhe está confiado é um prejuízo para aquele que o remunera e a quem deve seu tempo e seus cuidados;

·       É solicitado pelo sentimento de dever que lhe dá sua fé, e a certeza de que todo desvio do caminho reto é uma dívida que será preciso pagar cedo ou tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário