O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, Tradução de José Herculano Pires.
O Problema Científico
“A ciência propriamente dita, como ciência, é incompetente para se pronunciar sobre a questão do espiritismo: não lhe cabe ocupar-se do assunto e seu pronunciamento a respeito, qualquer que seja, favorável ou não, nenhum peso teria. (Allan Kardec).”
· A Doutrina tem um caráter científico, caráter próprio, pois se trata de uma ciência que deve ter seus próprios métodos, uma vez que seu objeto não é a matéria, mas o Espírito.
· A insistência do “caráter científico” se deve ao fato de que “O Livro dos Espíritos” vem abrir uma nova era no estudo dos problemas espirituais.
· O Espiritismo vem mostrar a possibilidade de encararmos os problemas espirituais através da experiência agostiniana, ou seja, através da razão que aplicamos aos problemas materiais.
· O Livro dos Espíritos se apresenta como o divisor de águas, em que tudo aquilo que, antes dele, constitui o espiritualismo, pode ser chamado de “espiritualismo utópico”, e tudo o que vem com e depois dele, seguindo a sua linha doutrinária,” espiritualismo científico”.
· Com O Livro dos Espíritos o sobrenatural tornou-se natural. Tudo se reduziu a uma questão de conhecimento das leis que regem o universo. Não existe o sobrenatural, senão para a ignorância humana das leis naturais, uma vez que o Universo é um sistema único, e todas as suas partes se entrosam na grande estrutura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário