CAPÍTULO V
O SUICÍDIO E A LOUCURA
· A CALMA e a RESIGNAÇÃO presentes na maneira de encarar a vida terrestre e na fé no futuro, dão ao espírito uma serenidade que são o melhor preservativo contra a LOUCURA e o SUICÍDIO.
· A maioria dos casos de loucura que acometem o homem se deve ao fato de não suportarem as vicissitudes que lhe são impostas.
· Já no suicídio, excluídos aqueles que o cometem em estado de embriaguez e de loucura, e que pode-se chamar inconscientes, é certo que, quaisquer que tenham sido os motivos, têm sempre por causa um descontentamento.
· Aqueles que não creem na vida eterna, e que creem que tudo nele se acaba nesta vida, acham natural e lógico, abreviar suas misérias pelo suicídio. As razões mais excitantes ao suicídio (covardia moral) são:
o A incredulidade;
o A dúvida sobre o futuro;
o As ideias materialistas se constituem o veneno que inocula em um grande número de pessoas o pensamento do suicídio.
· Com o Espiritismo, não havendo mais dúvida, o aspecto da vida muda; o crente sabe que a vida se prolonga indefinidamente além túmulos, daí a paciência e a resignação que afastam o pensamento do suicídio, promovendo a coragem moral.
· O Espiritismo nos mostra os próprios suicidas vindo revelar, sua posição infeliz, e provar que ninguém viola a Lei de Deus, que proíbe ao homem abreviar, sua vida.
· O Espírita tem para combater a ideia de suicídio vários motivos como:
o A certeza de uma vida futura, na qual ele sabe que quanto mais resignado tenha sido na Terra sobre sua infelicidade, será mais feliz;
o A certeza de que abreviando sua vida, alcança resultados exatamente, contrários aos que se esperava, que se livra de um lugar para chegar a um pior, mais longo e mais terrível;
o Que se engana em se crê que se matando, vai mais rápido pro céu;
o Que o suicídio é um obstáculo para que ele, se reúna no outro mundo, aos objetos de sua afeição que esperava ali encontrar;
· Muitos suicídios são impedidos pelo Espiritismo, e pode-se dizer que, quando todos forem Espíritas, não haverá mais suicídios conscientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário