CAPÍTULO I-EU NÃO VIM DESTRUIR A LEI
As três revelações: Moisés; Cristo; o Espiritismo – Aliança da Ciência e da Religião, Instruções dos Espíritos: A era nova.
INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS-A ERA NOVA
“9. Deus é... único, e Moisés, o Espírito que Deus enviou em missão para o fazer reconhecer, não somente aos Hebreus, mas ainda aos povos pagãos. O povo hebreu foi o instrumento de que Deus se serviu para fazer sua revelação por Moisés e pelos Profetas, e as vicissitudes desse povo eram destinadas a impressionar os olhos e fazer cair o véu que escondia a divindade dos homens.”
Esses povos hebreus semisselvagens tinham uma inteligência notável do ponto de vista da matéria, das artes e da ciência, embora fossem muito atrasados em moralidade. Precisavam de uma representação semi-material oferecida pela religião hebraica.
Assim os holocaustos falavam aos seus sentidos, enquanto a ideia de Deus falava ao seu espírito.
A moral evangélico-cristã deve:
===================
•Fazer jorrar de todos os corações humanos a CARIDADE e o AMOR AO PRÓXIMO;
•Criar entre todos os homens uma SOLIDARIEDADE COMUM, de uma MORAL enfim, que deve transformar a Terra, e dela fazer uma morada para ESPÍRITOS SUPERIORES àqueles que a habitam hoje.
“O Espiritismo é a alavanca da qual Deus se serve para fazer alavancar a Humanidade.”
São chegados os tempos em que as IDEIAS MORAIS devem se desenvolver para cumprir os PROGRESSOS que estão nos DESÍGNIOS DE DEUS; elas devem seguir o mesmo caminho que as ideias de liberdade percorreram.
Esse caminho também se fará com lutas, sendo necessários abalos e discussões para se atingir a maturidade, a fim de que atraiam a atenção das massas.
Segundo Um Espírito Israelita, Mulhouse, 1861, foi Moisés quem abriu o caminho; Jesus continuou a obra, e o Espiritismo a arrematará.
A revolução é antes de tudo moral que material. Nós somos pequenos, portanto, a CADA UM SUA MISSÃO, A CADA UM SEU TRABALHO.
SANTO AGOSTINHO é um dos maiores divulgadores do Espiritismo; ele se manifesta quase que por toda a parte; a razão disso encontramos na vida desse grande filósofo cristão, que pertence a essa vigorosa falange de Pais da Igreja, aos quais a cristandade deve seus mais sólido alicerces.
Arrancado ao paganismo, e em meio aos seus excessos, sentiu em sua alma uma vibração que o chamava para si mesmo. Ouviu na sua estrada de Damasco um voz santa lhe exclamar: “Meu Deus! Meu Deus! Perdoai-me, eu creio, eu sou cristão.
Depois de perder a Santa Mônica fez a seguinte confissão, que revela a previsão brilhante da futura doutrina:
“Eu estou persuadido de que minha mãe voltará a me visitar e me dar conselhos, revelando-me o que nos espera na vida futura.”
Em nota, Allan Kardec vem esclarecer que Santo Agostinho, não vem destruir aquilo que edificou, mas que agora...
- ELE vê com os olhos do espírito o que não via como homem;
- SUA alma liberta entrevê novas claridades e compreende o que não compreendia antes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário