segunda-feira, 17 de novembro de 2014

PRATICAR A CARIDADE E CUMPRIR O MANDAMENTO DO AMOR AO PRÓXIMO- COMO EU ENTENDO O HOMEM NOVO - JOSÉ HERCULANO PIRES - comentários Valentim Neto - 2014

PRATICAR A CARIDADE E CUMPRIR 
O MANDAMENTO DO AMOR AO PRÓXIMO 

Esta crônica mereceu um voto de louvor inserto em ata da Câmara dos Vereadores de Araraquara, a pedido dos então edis Célio Biller Teixeira e Flávio Thomaz de Aquino, que consideraram de “alto valor os ensinamentos na exposição do Irmão Saulo, pregando acima de tudo a liberdade de culto...”. Agradecendo aos vereadores, principalmente porque não eram eles espíritas, Herculano disse: “Essa compreensão humana, que supera os sectarismos exclusivistas do passado, é característica da civilização”.   

Conhece-se a árvore pelos frutos — O conceito cristão de Deus — A pele de ovelha e a pele humana.   

O conceito fundamental do Cristianismo é o da paternidade universal de Deus. Por isso é que Deus é único. Os muitos deuses da antiguidade, que dividiam ferozmente os humanos, perdem o domínio do mundo, quando Jesus pronuncia a palavra Pai, até mesmo Jeová, o deus dos exércitos, deixa o seu lugar ao Deus de Amor do Cristianismo. 

Os privilégios e divisionismos não têm mais razão de ser, diante da parábola do Bom Samaritano e do ensino de Jesus à mulher samaritana.  

O Espiritismo, surgindo na Terra em cumprimento à promessa do Consolador, para restabelecer a pureza do ensino de Jesus, restabelece o conceito cristão de Deus como Pai.

Por isso Kardec ensinou, em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, que o nosso lema deve ser: “Fora da caridade não há salvação”. 

A bandeira sectarista das religiões apegadas ao velho exclusivismo é substituída pela bandeira cristã do “amai-vos uns aos outros”.

Kardec chega mesmo a esclarecer que não devemos dizer: “Fora da verdade não há salvação”, porque cada qual interpretando a verdade a seu modo, esse lema serviria para perpetuar na Terra as lutas religiosas, que são a própria negação da religião.

A caridade, pelo contrário, a todos une e a ninguém condena, como ensinou o apóstolo Paulo.  Lemos, entretanto, num pequeno e agressivo artigo contra o Espiritismo, esta curiosa afirmação: “A pele de ovelha do espírita é a caridade. Fazer o bem e praticar a caridade”. O articulista entende que os espíritas fazem a caridade para perder as almas. São instrumentos do demônio, mas usam as armas do amor.

Se ao menos fingissem que fazem a caridade, ainda se compreenderia. Mas não. Em vez de fingir, praticam mesmo a caridade e fazem o bem. E nisso está o seu terrível disfarce. Tanto mais terrível, quanto Jesus ensinou que só podemos conhecer a árvore pelos frutos.  

A preocupação do articulista transparece logo mais, quando ele acrescenta que os espíritas usam nomes de santos nos Centros, expõem imagens e fazem orações, para enganar os incautos. 

Quer dizer que tudo isso só teria uma finalidade: afastar os filhos de Deus do verdadeiro caminho. 

Acontece, porém, que os espíritas, ao darem nomes de santos a alguns Centros, têm apenas o propósito de homenagear Espíritos elevados, que são conhecidos como santos.  Por exemplo: Santo Agostinho e São Luiz deram comunicações a Kardec, que figuram em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.

Por que usaram o título de santo? Porque assim são conhecidos e só assim podiam identificar-se. E somente por isso.

 Não obstante, os organismos dirigentes do movimento espírita são contrários a essas denominações para Centros, justamente para evitar- se a confusão em matéria de princípios religiosos. 

Quanto ao uso de imagens, é puro engano. Espíritas não usam imagens, como os cristãos primitivos não usavam. As imagens só aparecem em agrupamentos espiritistas humildes, de gente sem instrução, apegadas à religião popular que lhe ensinaram na infância. 

Também no Cristianismo primitivo acontecia isso. Cristãos novos apegavam-se aos ídolos pagãos, por costume e falta de esclarecimento. Mas, na proporção em que o Espiritismo for sendo compreendido, essa gente humilde abandonará as imagens.

 O Espiritismo ensina que devemos adorar a Deus em Espírito e verdade, segundo a lição de Jesus à mulher samaritana.  

No tocante à oração, é claro que os espíritas devem fazê-las. Kardec chegou mesmo a publicar um livro de preces. Como acontecia no Cristianismo primitivo, os espíritas repetem a prece do Pai Nosso, ensinada por Jesus, e sabem que a oração é o meio de se elevarem a Deus e se comunicarem com os Bons Espíritos.  
   
Não se trata, pois, de pele de ovelha, mas da própria pele humana. O humano é filho de Deus e deve dirigir-se a Ele. Kardec explica o sentimento religioso como lei natural, segundo vemos no capítulo sobre a “Lei da Adoração”, em “O Livro dos Espíritos”. 

O que acontece é que os espíritas aprenderam, no Evangelho, que devem orar de coração puro, sem nenhuma prevenção contra os seus irmãos. Porque Deus é Pai e todos são Seus filhos, seja qual for o caminho religioso que estejam seguindo.   

(Vou opinar:  
- Mas, na proporção em que o Espiritismo for sendo compreendido, essa gente humilde abandonará as imagens.  

Conforme vamos estudando, vamos compreendendo melhor os nossos costumes e suas razões, assim sendo, é questão de tempo o adotar corretas posturas, as propostas pela Doutrina dos Espíritos!...)   

Nenhum comentário:

Postar um comentário