domingo, 16 de novembro de 2014

DEGRAU 1 - O CAMINHAR DO APRENDIZ ESPÍRITA-Valentim Neto - 2014

O CAMINHAR DO APRENDIZ ESPÍRITA 
DEGRAU 1

Cada um possui uma gradação diferente em seu ‘momento’ evolutivo espiritual. 

Podemos ‘sentir’ essa gradação pela atual encarnação que, normalmente, está ligada ao lado MORAL.  

De acordo com o Espírito de Verdade, no Livro dos Espíritos, os nossos maiores problemas estão ligados ao ORGULHO e ao EGOÍSMO. Os derivados deles, entre outros, são:  

- ódio; - inveja; - maledicência; - ambição; - prepotência; - vaidade; - preguiça; - ciúme; - malquerença; - impaciência; - indisciplina etc.  
Isto nos faz lembrar o Sermão do Monte...   

O SERMÃO DO MONTE   
AS BEM-AVENTURANÇAS  

Mateus 5:1-12 31. Vendo Jesus a multidão, subiu ao monte; e depois de sentar-se, aproximaram-se dele seus discípulos, 32. e, abrindo a boca, ele lhes ensinava, dizendo: 33. felizes os mendigos do Espírito, porque deles é o reino dos céus; 34. felizes os que choram, porque serão consolados; 35. felizes os mansos, porque eles herdarão a Terra; 36. felizes os famintos e sequiosos de perfeição, porque eles serão satisfeitos; 37. felizes os misericordiosos, porque eles obterão misericórdia; 38. felizes os limpos de coração, porque eles verão Deus; 39. felizes os pacificadores, porque eles serão chamados Filhos de Deus. 40. Felizes os que forem perseguidos por causa da perfeição, porque deles é o reino dos céus. 41. Felizes sois, quando vos injuriarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal con- tra vós por minha causa; 42. alegrai-vos e exultai, porque é grande vosso prêmio nos céus, pois assim perseguiram aos profetas que existiram antes de vós.  


Lucas 6:20-26 20. E tendo erguido os olhos para seus discípulos, disse: felizes os pobres, porque vosso é o reino de Deus. 21. Felizes os que agora tendes fome, porque sereis fartos. Felizes os que agora chorais, porque rireis. 22. Felizes sois, quando os humanos vos odiarem e quando vos excomungarem, vos ultrajarem e rejeitarem vosso nome como indigno, por causa do Filho do Homem. 


23. Alegrai-vos e exultai nesse dia, pois grande é vosso prêmio no céu, porque assim seus pais fizeram aos profetas. 24. Mas ai de vós que sois ricos, porque já recebestes vossa consolação. 25. Ai de vós os que agora estais fartos, porque tereis fome. Ai de vós, os que agora rides, por- que haveis de lamentar-vos e chorar, 26. ai de vós quando vos louvarem os humanos, porque assim seus pais fizeram aos falsos profetas.   

CARIDADE É O AMOR EM AÇÃO...   
A PACIÊNCIA (E. S. E. Capítulo IX)  

7. A aflição é uma bênção que a Lei de Deus envia aos seus eleitos. Não vos aflijais, pois, quando a tiverdes, mas bendizei, ao contrário, a Lei de Deus que vos marcou pela aflição neste mundo para a glória no Mundo espiritual. Sede pacientes. 

A paciência é também uma caridade e deveis praticar a lei da caridade ensinada por Jesus, o Cristo, enviado pela Lei de Deus. 

A caridade que consiste na esmola dada aos pobres, é a mais fácil das caridades. Mas há uma bem mais penosa e, consequentemente, mais meritória: perdoar àqueles que a Lei de Deus colocou sobre nosso caminho para serem os instrumentos dos nossos tormentos e colocar a nossa paciência à prova. A vida é difícil, eu o sei. Ela se compõe de mil nadas que são picadas de alfinetes que acabam por ferir.

Mas é preciso considerar os deveres que nos são impostos, as consolações e as compensações que temos por outro lado, e, então, veremos que as bênçãos são mais numerosas do que as aflições.

O fardo parece menos pesado quando se olha do alto, do que quando se curva a fronte para o chão. Coragem, amigos, Jesus, o Cristo, é o vosso modelo.

Ele sofreu mais do que qualquer de vós e não tinha nada a se censurar, enquanto que vós tendes vosso passado a resgatar e vos fortalecer para o futuro.  

Sede, pois, pacientes, sede cristãos, essa palavra encerra tudo. (Um Espírito amigo, Havre, 1862).  

O ideal será que a primeira escolha seja ligada a algo que possamos fazer em nós mesmos, sem depender de qualquer ação externa, ou seja, um ERRO comportamental nosso, e neste posso apresentar alguns muito comuns:  

- VER erros nos outros; - gostar de OUVIR fofocas; - PENSAR mal dos outros; - FALAR precipitadamente; - AGIR sem lucidez; - não ter mãos LIMPAS; - ESCONDER os pés; - MAQUIAR o rosto; - ALTERAR a balança mental etc.  

Escolha ‘tranquilamente’ o ERRO que você achar mais fácil de combater e aplique-se nele, com CARIDADE constante, respeitando seus limites, caindo e levantando, quantas vezes se fizerem necessárias, até que ‘sinta’ não mais possuir este ERRO. 

Só a partir desse ponto é que passará a combater outro ERRO! Concentre-se na AMOROSA batalha, dentro de si, e certamente vence- rás!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário