LIVRO
SEGUNDO
MUNDO
ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS
CAPÍTULO
IV– PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS
IX – Ideias Inatas
(Questões 218 à 221)
O Espírito encarnado conserva uma vaga lembrança de algum traço das
vitórias que obteve e dos conhecimentos que adquiriu nas existências anteriores,
que lhe dá o que chamamos ideias inatas.
A teoria das ideias inatas não é quimérica, pois
os conhecimentos adquiridos em cada existência não se perdem; o Espírito,
liberto da matéria, sempre se recorda. Durante a encarnação pode esquecê-lo em
parte, momentaneamente, mas a intuição que lhe fica ajuda o seu adiantamento.
Sem isso, ele sempre teria de recomeçar. A cada nova existência, o Espírito
toma como ponto de partida aquele em que se achava na precedente.
Nem sempre há uma grande conexão entre duas existências sucessivas,
como podias pensar, porque as posições são quase sempre muito diferentes, e no
intervalo de ambas o Espírito pode progredir.
A a origem das faculdades extraordinárias dos indivíduos que, sem estudo
prévio, parecem ter a intuição de certos conhecimentos, como as línguas, o
cálculo etc. está nas lembranças do passado; progresso anterior da alma,
mas do qual ela mesma não tem consciência. De onde
queres que elas venham? Os corpos mudam, mas o Espírito não muda, embora troque
a vestimenta.
Com a mudança dos corpos, podem perder-se certas faculdades intelectuais,
deixando-se de ter, por exemplo, o gosto pelas artes, desde
que se tenha desonrado essa faculdade, empregando-a mal. Uma faculdade pode,
também, ficar adormecida durante uma existência, porque o Espírito quer exercer
outra que não se relaciona com ela. Nesse caso, permanece em estado latente,
para reaparecer mais tarde.
A lembrança retrospectiva que deve o homem, mesmo no estado de selvagem,
o sentimento instintivo da existência de Deus e o pressentimento da vida futura,
é uma lembrança que ele conserva daquilo que sabia
como Espírito, antes de encarnar; mas o orgulho frequentemente abafa esse
sentimento.
E à mesma lembrança que se devem certas crenças relativas à doutrina
espírita, que se encontram em todos os povos, pois esta doutrina é tão antiga quanto o mundo. É por
isso que a encontramos por toda parte, e é esta uma prova da sua veracidade. O
Espírito encarnado, conservando a intuição do seu estado de Espírito, tem a
consciência instintiva do mundo invisível. Mas quase sempre ela é falseada
pelos preconceitos, e a ignorância mistura a ela a superstição.
Os Espíritos aludem à
eternidade espiritual da doutrina, de sua permanente projeção na Terra. Mas
devemos distinguir entre as suas manifestações falseadas, no passado, e a
manifestação pura que se encontra neste livro. Os traços da doutrina espírita
marcam o roteiro da evolução humana na Terra, mas só com este livro ela se
apresentou definida e completa. Por isso, o Espiritismo é, na Terra, uma
doutrina moderna. (N. do T.)
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