Descubra QUEM VOCÊ É e PORQUE ESTÁ NESTA VIDA?
O AUTOCONHECIMENTO pode nos proporcionar maravilhas no campo da TRANSFORMAÇÃO PESSOAL para melhor.
Autoconhecer-se implica em se abrir a uma nova perspectiva de continuidade da vida, consolidada e pautada na sua realidade pessoal. É um meio de encontrar respostas para as perguntas difíceis de responder tais como:
- QUEM SOU?
- PORQUE ESTOU NESTA VIDA?
Tomar a iniciativa de autoconhecer-se demonstra um avanço na expansão de sua consciência enquanto ser espiritual que és. É preciso entender que nem sempre o caminho para o autoconhecimento é somente de alegrias.
Quando nos dispomos a nos conhecer, estamos em verdade, nos dando a OPORTUNIDADE DE DESCOBRIR não só as nossas QUALIDADES, mas sobretudo, os nossos DEFEITOS.
Ora, antes mesmo de tomar essa decisão de autoconhecer-se, é preciso ADMITIR COMO VERDADE que: vivemos num mundo de provas e expiações e que num mundo como este, as pessoas que nele vivem vibram na mesma sintonia das energias relacionadas às provas e às expiações, o que quer dizer que, ainda temos muitos DEFEITOS a serem reparados no nosso espírito, que carrega consigo, uma personalidade congênita, com experiências de vidas pregressas, com muitos acertos, porém, ainda, com muitos defeitos.
Não é preciso que fique triste ou desista do autoconhecimento pelas revelações acima. Tudo isso não é privilégio seu, mas compromisso de todos os encarnados, que se encontram na escola da vida.
O Autoconhecimento faz você tomar contato com a sua REALIDADE PESSOAL, desnudando os seus verdadeiros PENSAMENTOS, SENTIMENTOS, EMOÇÕES, VONTADES E ATITUDES para SI.
É certo que ninguém gosta de descobrir em si um defeito e reconhecer que estar errado. Exige mesmo uma virtude nobre que muitos de nós ainda não estamos prontos para exercê-la: a HUMILDADE.
Então, antes de fazer esse reconhecimento é preciso que desenvolvamos tal virtude, deixando de lado o orgulho ferido, por ser desmascarado por si mesmo, colocando nosso ego equivocado no lugar dele, para daí, reconhecer que a imperfeição que se manifesta, pode sim, ser transformada para melhor, e que isso só depende da gente querer.
A exemplo disso, temos diversas imperfeições que, muitas vezes, nem as reconhecemos como imperfeições, por se tratarem de formas de pensar, sentir, agir corriqueiras, que vemos frequentemente, entre aqueles com os quais convivemos.
Quem não convive ou conviveu com uma pessoa ORGULHOSA?
O orgulho está na raiz de todas as demais imperfeições que carregamos. O orgulho vem nos ensinar que precisamos nos tornar mais HUMILDES para aceitarmos melhor a nossa realidade pessoal como perspectiva de transformação. Entretanto, o orgulhoso está tão cheio de razões, tão dono de si, que não consegue enxergar seu EGO agindo em seu nome.
Quem não já vivenciou uma situação de EGOÍSMO?
O Egoísmo está logo atrás do orgulho, na raiz de nossas imperfeições. O Egoísmo vem nos convidar à prática do desprendimento, ao exercício do desapego e valorização do espiritual no convívio da coletividade da Terra, que é a Humanidade em si. Entretanto, o egoísta vive no seu mundo contido pela limitação material que dá sentido à sua forma de viver, passando indiferente àqueles que muitas vezes estão no convívio de seu lar.
Quem não vivenciou um conflito de CIÚMES num relacionamento qualquer?
O Ciúmes traz com ele uma evidente série de conflitos existenciais que precisam ser superados pela pessoa, ainda que seja com ajuda profissional. Ele traz consigo a INSEGURANÇA, A BAIXA-ESTIMA, O MEDO, O SENTIMENTO DE POSSE, A CARÊNCIA AFETIVA, demonstrando uma acentuado desequilíbrio no âmbito das emoções da pessoa. O Ciúmes está nos convidando a elevar a nossa estima, desenvolver a confiança no outro, o desapego compreendendo que Deus nos empresta uns aos outros para sermos felizes e nos ajudarmos mutuamente, e não para nos apropriarmos do outro; nos convida ao autoamor, a mantermos uma relação afetiva amorosa e positiva conosco, antes de tê-la em relação a outras pessoas.
Quem não convive ou conviveu com uma pessoa GANANCIOSA?
A ganância é consequência do egoísmo acima citado, mas ela também traz consigo imperfeições tais como, a NECESSIDADE DE PODER, a ILUSÃO DE ESTAR POR CIMA, SER SUPERIOR, o MATERIALISMO EXACERBADO, entre outras. Entretanto, a ganância nos convida ao desapego, ao exercício do bom-senso para que não faça de ninguém o seu degrau de crescimento material, a tirar a venda dos olhos, a fim de acabar com a cegueira da conveniência,que nos faz cometer muitos erros, a reconhecer que tudo passa, e que quando chegar a hora de passarmos também, nada levaremos de material; nos convida ainda a ponderar entre o necessário e o supérfluo, para que não viremos acumuladores de valores inúteis nessa atual estadia na Terra.
Assim, como o orgulho, o egoísmo, o ciúmes, e a ganância, há muitas imperfeições que trazemos ainda na alma, para receberem o burilamento do autoconhecimento. E quando nos propomos a isso, passamos a nos ver com outros olhos, a tomar contato direto com tudo de ruim que ainda trazemos em nós e que para transformá-lo em bom, em bem, e em belo, só depende de cada um. E é isso que responde à pergunta QUEM SOU?
Para responder à pergunta PORQUE ESTOU NESTA VIDA?, precisamos atentar a que somos convidados a transformar, a partir de nossas imperfeições. Quando nos damos conta dessa necessidade de aprimoramento constante do Espírito, vamos expandindo a nossa consciência pautada em dois princípios básicos elementares no processo de transformação pessoal, que viabiliza efetivamente a transformação do ser:
- Antes de tomar qualquer atitude, pergunte-se se você gostaria que fizessem o mesmo com você.
- Entenda que não existe verdade absoluta, nem razão pontual. Ambas dependem do olhar de cada um bem como do contexto em que acontecem as coisas, por isso, deve-se buscar sempre o entendimento mútuo. A partir daí, compreende-se que o seu limite termina quando o do outro começa, que é preciso respeitar a diversidade de opiniões e modos de ver a vida.
Somente quando atingirmos esse nível de consciência,
teremos uma vida leve e feliz!
Lírio de ESPERANÇA
Eu acredito no potencial transformador que as pessoas carregam em si, mas para tanto, é preciso que, antes de tudo, ela queira mudar. Fiquem com Deus!
Alessandra Uzêda.
Alessandra Uzêda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário