CAPÍTULO
VIII
PECADO
POR PENSAMENTO. ADULTÉRIO.
“5. Aprendestes o que foi dito aos Antigos:
Não cometereis adultério. Mas eu vos digo que todo aquele que tiver olhado uma
mulher com um mau desejo por ela, já cometeu adultério com ela em seu coração.
(São Mateus, cap. V, v.27 e 28).”
·
A palavra adultério não deve ser
entendida aqui no sentido exclusivo de sua acepção própria, mas em sentido mais
geral;
·
Jesus a empregou por extensão para designar
o mal, o pecado e todo mal pensamento, como na passagem a seguir:
“Porque
se alguém se envergonhar de mim e de minhas palavras entre esta raça adúltera e
pecadora, o Filho do homem se envergonhará também dele, quando vier acompanhado
dos santos anjos na glória de seu Pai. (São Marcos, cap. VIII, v.38).”
·
O que Jesus quis dizer com “não
cometereis adultério”?
o
A verdadeira pureza não está somente
nos atos, mas também no pensamento, porque aquele que tem o coração puro não
pensa mesmo no mal.
o
Ele condena o pecado, mesmo em
pensamento, porque é um sinal de impureza.
·
Sofrem-se as consequências de um
pensamento mau não seguido de efeito?
o
Deve-se distinguir:
§ À
medida que a alma, empenhada no mau caminho, avança a vida espiritual, se
esclarece e se despoja, pouco a pouco, de suas imperfeições, segundo a maior ou
menos boa vontade que se emprega em virtude de seu livre-arbítrio.
§ Todos
mau pensamento, pois, resulta da imperfeição da alma, mas de acordo com o
desejo que se concebeu de se depurar, mesmo esse mau pensamento torna-se uma
ocasião de adiantamento, porque o repele com energia; é o indício de uma mancha
que se esforça por apagar; e não cederá se se apresentar ocasião para
satisfazer um mau desejo; e depois que tiver resistido, sentir-se-á mas forte e
alegre com a sua vitória.
§ Na
pessoa que não concebe mesmo o pensamento do mal, o progresso está realizado;
§ Naquela
a quem vem esse pensamento, mas o repele, o progresso está em vias de se
cumprir;
§ Naquela
que tem esse pensamento e nele se compraz, o mal está ainda com toda a força;
§ Numa,
o trabalho está feito, na outra está por fazer. Deus que é justo considera
todas essas diferenças na responsabilidade dos atos e dos pensamentos do homem.
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