A palavra ESPIRITISMO foi criada por Allan Kardec, e diz respeito a doutrina por ele criada.
“[...] Diremos, pois, que a Doutrina Espírita ou o Espiritismo tem por princípios as relações do mundo material com os espíritos ou seres do mundo invisível. Os adeptos do Espiritismo serão espíritas ou, se o quiser, os espiritistas." (O Livro dos Espíritos, Allan Kardec)
Existe somente um Espiritismo que foi codificado por Allan Kardec, portanto, o Espiritismo é uma doutrina revelada pelos Espíritos Superiores, através de médiuns, e organizada (codificada) por um educador francês, conhecido por Allan Kardec.
O Espiritismo está fundamentado nos três pilares básico: filosofia, ciência e religião.
- Filosofia - porque dá uma interpretação da vida, respondendo a questões como "de onde eu vim?", "o que faço no mundo?", "para onde irei depois da morte?", Toda doutrina que dá uma interpretação da vida, uma concepção própria do mundo, é uma filosofia.
- Ciência - porque estuda, à luz da razão e dentro de critérios científicos os fenômenos mediúnicos, isto é, fenômenos provocados pelos espíritos e que não passam de fatos naturais. Todos os fenômenos, mesmo os mais estranhos, têm explicação científica. Não existe sobrenatural no Espiritismo.
- Religião - porque tem por objetivo a transformação moral do homem, revivendo os ensinamentos de Jesus Cristo, na sua verdadeira expressão de simplicidade, pureza e amor. Uma religião simples, sem sacerdotes, cerimoniais e nem sacramentos de espécie alguma. Sem rituais, culto a imagens, velas, vestes especiais, sem manifestações exteriores.
Obs.: O Espiritismo não deve ser confundido com religiões de origens africanas, somente porque estas, também acreditam na comunicação dos espíritos e em reencarnação.
Fonte: ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA NOSSO LAR, CHAPECÓ/SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário