quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

OS OBREIROS DO SENHOR - Capítulo XX: Os Trabalhadores da última hora

 Evangelho no Lar, 10/12/2024

Nunca vi uma obra que, escrita no século XIX, pudesse fazer tanto sentido na vida presente do século XXI. Eu leio o Evangelho Segundo o Espiritismo desde 1989, e sempre tinha a sensação de que jamais chegaríamos a ver essas coisas acontecerem. Hoje, em uma das muitas releituras, leio o mesmo Evangelho com a sensação de estar enxergando os fenômenos implícitos nas mensagens acontecendo.

Muito oportuna a leitura desse capítulo XX para o momento atual em que o Planeta Terra vive seu momento mais intenso de transformação de Planeta de Provas e Expiações para um Planeta de Regeneração.

No item " OS OBREIROS DO SENHOR", O Espírito de Verdade, Paris, 1862 trouxe uma mensagem, que parece fazer muito sentido, neste exato momento do ano 2024-2025, como se os acontecimentos atuais estivessem validando a sua mensagem.

“5 – Chegastes no tempo em que se cumprirão as coisas anunciadas sobre a transformação da Humanidade. " 

- Atualmente a humanidade tem passado por muitos desafios, catástrofes naturais, doenças jamais vistas, muitos acidentes com resgates coletivos,  mudanças climáticas que acabam impactando no comportamento da humanidade para com a Terra.

"Felizes serão os que tiverem trabalhado o campo do Senhor com desinteresse, e movidos apenas pela caridade! Suas jornadas de trabalho serão pagas ao cêntuplo do que tenham esperado. "

- Fazer o bem, propagar a paz e a fraternidade , fazer por amor e abnegação, coaduna com o comportamento de Jesus, nosso modelo e guia.

"Felizes serão os que houverem dito a seus irmãos: “Trabalhemos juntos, e unamos os nossos esforços, a fim de que o Senhor, na sua vinda, encontre a obra acabada”, porque a esses o Senhor dirá: Vinde a mim, vós que sois os bons servidores, vós que soubestes calar os vossos melindres e as vossas discórdias, para que a obra não sofresse!” 

- A solidariedade humana anda bastante esquecida a partir do ato voluntário, entretanto, há na centelha divina uma energia que mobiliza muitas pessoas a trabalharem juntas em prol e benefício de outros. Contudo a imaturidade espiritual,  e ainda, a descrença nos líderes atuais, quanto a honestidade e verdade, faz com que a humanidade cansada de sofrer e se decepcionar, precise de um motivo maior para se mobilizar, daí as grandes catástrofes.

"Mas infelizes os que, por suas dissensões, houverem retardado a hora da colheita, porque a tempestade chegará e eles serão levados no turbilhão! Nessa reclamarão: “Graça! Graça!” Mas o Senhor lhes dirá: “Por que pedis graça, se não tivestes piedade de vossos irmãos, se vos recusastes a lhes estender as mãos, e se esmagastes o fraco em vez de o socorrer? Por que pedis graça, se procurastes a recompensa nos prazeres da Terra e na satisfação do vosso orgulho? Já recebeste a vossa recompensa, de acordo com a vossa vontade. Nada mais tendes a pedir. "
- Ainda assim, há aqueles que passam indiferentes ao sofrimento alheio, como se nada tivesse com o outro, que vive tamanha dor e necessidade.
"As recompensas celestes são para aqueles que não houverem pedido recompensas da Terra”.
- Ainda bem que nem tudo está perdido na humanidade! Apesar as mídias transmitirem notícias que poderiam fazer a pessoa desistir, como se o mundo não tivesse jeito, essa é apenas uma parte do que acontece com a humanidade. Há uma boa parte de obreiros do Senhor trabalhando incessantemente, no bem, na verdade e na luz, no anonimato, e certamente, terás suas recompensas recebidas.
"Deus faz, neste momento, a enumeração dos seus servidores fiéis. E já marcou pelo seu dedo os que só têm a aparência do devotamento, para que não usurpem o salário dos servidores corajosos. Porque é a esses, que não recuaram diante de sua tarefa, que vai confiar os postos mais difíceis, na grande obra da regeneração pelo Espiritismo."
- Tantos regates coletivos têm acontecido nos últimos anos, se intensificando cada vez mais. Seria essa a forma separar joio do trigo, onde possa enumerar seus servidores fiéis? De que lado você quer estar: daqueles que aparentam ser o que não são ou dos servidores corajosos de Deus?
"E estas palavras se cumprirão: “Os primeiros serão os últimos, e os últimos serão os primeiros no Reino dos Céus!”.
- É preciso refletir bastante para descobrir se no agora, você está entre os primeiros que serão os últimos ou se está entre os últimos que serão os primeiros?

REFERÊNCIAS: 
O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec (1804-1869)

Nenhum comentário:

Postar um comentário