" ... para a Espiritualidade Superior o sexo não é considerado unicamente por baliza morfológica do corpo de carne, distinguindo macho e fêmea, definição unilateral que, na Terra, ainda se faz seguir de atitudes tirânicas, herdadas do comportamento animal." (Livro Sexo e Destino, de Chico Xavier e Waldo Vieira,pelo Espírito André Luiz)
- Essa afirmativa feita em 1963, perdurou por alguns anos na história da humanidade, até que a ciência passou a considerar o sexo apenas como um aspecto de definição da sexualidade, acrescentando ao sexo biológico, surgindo a Identidade de gênero e a Orientação sexual do sujeito, no âmbito da subjetividade.
"Em 1963, o Espírito André Luiz, "vaticinou que a Terra, a pouco e pouco, renovará princípios e conceitos, diretriz e legislação, em mate´ria de sexo, sob a inspiração da Ciência, que situará o problema das relações sexuais no lugar que lhe é próprio."(Livro Sexo e Destino, de Chico Xavier e Waldo Vieira,pelo Espírito André Luiz)
Em 1968, Robert Stoller, define a diferença conceitual entre sexo e gênero: sexo refere-se aos aspectos anatômicos, morfológicos e fisiológicos (genitália, cromossomos sexuais, hormônios) da espécie humana, nos referindo a sexo feminino e sexo masculino. Já o conceito de gênero remete aos significados sociais, culturais e históricos associados aos sexos.
"Espíritos desencarnados de evolução mediana, categorizam o sexo por atributo divino, na individualidade humana, qual ocorre com a inteligência, o sentimento, o raciocínio, e outras faculdades menos aplicadas nas técnicas da experiência humana."(Livro Sexo e Destino, de Chico Xavier e Waldo Vieira,pelo Espírito André Luiz)
“Os Espíritos encarnam como homens ou mulheres, porque não têm sexo. Como devem progredir em tudo, cada sexo, assim como cada posição social, lhes oferece provas, deveres especiais e a ocasião de adquirir experiência.” (O Livro dos Espíritos, item 202; comentário de Allan Kardec;)
A organização sexual é inerente ao corpo biológico, como esclarece a Doutrina (O Livro dos Espíritos, item 201; comentário de Allan Kardec), que lhe permite a geração de novos corpos, para que os espíritos possam realizar seus progressos no mundo material, e o desenvolvimento humano obedece, física e espiritualmente, uma diretriz, do mais animalizado para o mais espiritualizado:
“Na sua origem, o homem possui instintos; mais avançado e corrompido, possui sensações; mais instruído e purificado, possui sentimentos. No ponto mais delicado e evoluído dos seus sentimentos, surge o amor…” (O Evangelho segundo o Espiritismo, Cap XI, item 8;)
"Quanto mais se eleva a criatura humana, mais se capacita de que o uso do sexo demanda discernimento pelas responsabilidades que acarreta."(Livro Sexo e Destino, de Chico Xavier e Waldo Vieira,pelo Espírito André Luiz)
"Qualquer ligação sexual,instalada no campo emotivo, engendra sistemas de compensação vibratória, e o parceiro que lesa o outro, até o ponto em que se suscitou os desastres morais consequentes, passa a responder por dívida justa."(Livro Sexo e Destino, de Chico Xavier e Waldo Vieira,pelo Espírito André Luiz)
- Todas as formas de relações sexuais estão sujeitas à Lei de Causa e Efeito, Ação e Reação, Lei de Responsabilidade. À medida que o espírito vai evoluindo, vai tomando mais consciência sobre a responsabilidade do uso dessa energia criadora que vem a partir do sexo.
"André Luiz ponderou que "o feminino e o masculino não define a realidade integral do espírito, considerando que há ali, um Espírito Imortal, com idade as vezes, multimilenária, encerrando consigo experiências complexas, o que obriga que a própria ciência terrena proclame, presentemente, que masculinidade e feminilidade totais são inexistentes na personalidade humana, do ponto de vista psicológico."(Livro Sexo e Destino, de Chico Xavier e Waldo Vieira,pelo Espírito André Luiz)
- Há aí, nesse contexto, três coisas que precisam ser muito bem compreendidas, para a identificação sexual do indivíduo:
- Sexo (órgãos genitais)
- Identidade de gênero (como me percebo)
- Orientação sexual ( por quem me sinto atraído sexualmente)
"Homens e mulheres, em espírito, apresentam certa percentagem mais ou menos elevada, de característicos viris e feminis em cada indivíduo, o que não assegura possibilidade de comportamento íntimo, normal para todos, segundo a conceituação de normalidade que a maioria dos homens estabeleceu para o meio social."(Livro Sexo e Destino, de Chico Xavier e Waldo Vieira,pelo Espírito André Luiz)
- Carl Jung afirmou que o pessoas são, do ponto de vista da personalidade humana, bissexuais, a mulher traz em si, o arquétipo masculino no Animus e o homem traz em si o arquétipo feminino Anima, o que não assegura o comportamento íntimo heterossexual desejável, conforme estabeleceu a maioria dos homens, que é, preconceituosamente, o comportamento heterossexual.
Aí se encontram os Cisgênero que são aqueles que se identificam com o gênero imposto pelo seu sexo, podendo ser:
- Heterossexuais que se identificam com o gênero imposto pelo seu sexo, mas sente atração sexual pelo sexo oposto.
- Homossexuais que se identificam com o gênero imposto pelo seu sexo, ou seja, homens que se identificam como homens, mas tem interesse sexual por pessoas do sexo masculino, e mulheres que se identificam como mulheres, mas tem interesse sexual por pessoas do sexo feminino. Sente atração sexual por pessoas do mesmo sexo.
"Inúmeros Espíritos reencarnam em condições inversivas, seja no domínio de lides expiratórias ou em obediência a tarefas específicas, que exige duras disciplinas por parte daqueles que as solicitam ou que as aceitam. (Livro Sexo e Destino, de Chico Xavier e Waldo Vieira,pelo Espírito André Luiz)
É o caso da Identidade de Gênero TRANSGÊNERO, em que as pessoas não se identificam com o gênero imposto pelo seu sexo de nascimento (chamadas TRANSGÊNERO).
Referiu que homens e mulheres poderiam nascer homossexuais ou intersexos... aditando que a alma sempre reencarna , nessa ou naquela condição, para melhorar e aperfeiçoa-se..."(Livro Sexo e Destino, de Chico Xavier e Waldo Vieira,pelo Espírito André Luiz)
Aí se encontram os Transgêneros que podem ser:
- Homossexuais que não se identificam com o gênero imposto pelo seu sexo, ou seja, homens que se identificam como mulher, mas que tem atração sexual por homens, e mulheres que se identificam como homens, mas que tem atração sexual por mulheres.
- Transexuais - homens ou mulheres que se identificam com o gênero oposto. Sentem como se tivessem nascido no corpo errado, e buscam tratamentos hormonais para alcançar a aparência desejada, modificar a voz, realizar cirurgia de redesignação sexual e outras intervenções cirúrgicas, mediante acompanhamento psiquiátrico. Uma mulher que faz redesignação para o sexo masculino, pode se relacionar com mulheres e serem consideradas heterossexual. É o caso de Thammy Miranda, filho da cantora Gretchen, que é um transexual com características masculinas e mantém um relacionamento com uma mulher, portanto é heterossexual. Por outro lado, um homem que faz redesignação para os sexo feminino, assume postura feminina e pode se relacionar com homens, sexo oposto, portanto, pode ser heterossexual. Entretanto, nada impede que em algum momento de suas vidas, possam se comportar como homossexuais, podendo vir a ter interesse por pessoas do mesmo sexo.
- Travesti - Nasce no corpo masculino mas se identifica e se reconhece na figura feminina. Costumam adotar o visual feminino em seu cotidiano, e nem sempre fazem cirurgia de redesignação sexual.
Travestis se diferem dos transexuais pela forma como encaram seu sexo biológico durante a vida. Transexuais sentem psicologicamente insatisfeitos com a genitália com a qual nasceram e com os padrões impostos pela sociedade. Travesti, não se sentem necessariamente, incomodados com o seu sexo, tanto que muitos optam por permanecer com o mesmo sexo.
A Orientação Sexual refere-se à direção ou à inclinação do desejo afetivo e erótico de cada pessoa nas suas relações com outros gêneros. Podem ser:
- Heterossexual - sente atração sexual por pessoas do sexo oposto.
- Homossexual ou Homoafetivo- sente atração sexual por pessoas do mesmo sexo.
- Bissexual ou biafetivo - Sentem atração sexual por pessoas de ambos os sexos: feminino e masculino.
- Assexual - não sentem atração por nenhum gênero sexual.
"Destacou que da Justiça Divina, em todos os distritos da Espiritualidade Superior, as personalidades humanas taxadas por anormais são consideradas tão carentes de proteção quanto as outras que desfrutam a existência garantida pelas regalias da existência da normalidade, segundo as regras dos homens, observando que as faltas cometidas pelas pessoas de psiquismo julgados anormais,são examinados no mesmo critério aplicado às culpas de pessoas tidas por normais, notando que, em muitos casos, os desatinos das pessoas supostas normais, são consideravelmente agravados, por menos justificáveis perante acomodações e primazias que usufruem, no clima estável da maioria.(Livro Sexo e Destino, de Chico Xavier e Waldo Vieira,pelo Espírito André Luiz)
- A forma como cada um vive a sua sexualidade e sua identidade de gênero faz parte da subjetividade do sujeito, a qual merece um olhar ampliado, na sua integralidade.