quarta-feira, 4 de junho de 2014

MAGNETISMO...Entenda como o Espiritismo se utiliza do magnetismo.


MAGNETISMO

Importante esclarecer que há vários tipos de magnetismo e que não estamos aqui tratando do MAGNETISMO COMUM, que na física e demais ciências naturais, é a capacidade de atrair ou repelir determinados objetos materiais. A exemplo desse tipo de magnetismo, temos o IMÃ.

Estamos aqui debatendo sobre:

·       Magnetismo Humano;

·       Magnetismo Espiritual;

·       Magnetismo misto;

·       Os efeitos do magnetismo sobre os processos de cura.

No Livro “A Gênesis, Os milagres e as predições segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec, o Capítulo XIV- OS FLUIDOS, no subitem “CURAS”, explica com maior clareza como se dá a ação magnética do homem e/ou do Espírito sobre os processos de cura.

Nesse capítulo, Kardec inicia a explicação do magnetismo pela necessidade de compreender o fluido universal, como o elemento primitivo do corpo carnal e do períspirito, os quais são simples transformações dele. Pela identidade da sua natureza, esse fluido, condensado no períspirito, pode fornecer princípios reparadores ao corpo;

O Espírito, encarnado ou desencarnado, é o agente propulsor que infiltra num corpo deteriorado uma parte da substância do seu envoltório fluídico.

 A cura se opera mediante a substituição de uma molécula malsã por uma molécula sã.  - São extremamente variados os efeitos da ação fluídica sobre os doentes, de acordo com as circunstâncias. Algumas vezes é lenta e reclama tratamento prolongado, como no magnetismo ordinário; doutras vezes é rápida, como uma corrente elétrica.

Há pessoas dotadas de tal poder, que operam curas instantâneas nalguns doentes, por meio apenas da imposição das mãos, ou, até, exclusivamente por ato da vontade.

 Entre os dois polos extremos dessa faculdade, há infinitos matizes.

Todas as curas desse gênero são variedades do magnetismo e só diferem pela intensidade e pela rapidez da ação. O princípio é sempre o mesmo: o fluido, a desempenhar o papel de agente terapêutico e cujo efeito se acha subordinado à sua qualidade e a circunstâncias especiais.

A ação magnética pode produzir-se de muitas maneiras:

  • 1º pelo próprio fluido do magnetizador; é o MAGNETISMO HUMANO, cuja ação está subordinada ao poder e, sobretudo, à qualidade do fluido;
 
  • 2º pelo fluido dos Espíritos, é o MAGNETISMO ESPIRITUAL, atuando diretamente e sem intermediário sobre um encarnado, seja para o curar ou acalmar um sofrimento, seja para provocar o sono sonambúlico espontâneo, seja para exercer sobre o indivíduo uma influência física ou moral qualquer. A qualidade desse magnetismo está na razão direta das qualidades do Espírito;
 
  • 3º pelos fluidos que os Espíritos derramam sobre o magnetizador, que serve de veículo, de condutor. É o MAGNETISMO MISTO, semi-espiritual, ou, se o preferirem, humano-espiritual. Combinado com o fluido humano, o fluido espiritual lhe imprime qualidades de que ele carece. Em tais circunstâncias, o concurso dos Espíritos é por vezes espontâneo, porém, frequentemente, é provocado a pedido do magnetizador.




É muito comum a FACULDADE DE CURAR pela INFLUÊNCIA FLUÍDICA e pode desenvolver-se por meio do exercício; mas, a de curar instantaneamente, pela imposição das mãos, essa é mais rara e o seu grau máximo se deve considerar excepcional.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário