VIII – PERSEVERANÇA E SERIEDADE-INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA


O LIVRO DOS ESPÍRITOS - Allan Kardec

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA

VIII – PERSEVERANÇA E SERIEDADE


O estudo de uma doutrina como a espírita, não pode ser feita proveitosamente, senão por homens:

·       Sérios, perseverantes, isentos de prevenções e animados de uma firme e sincera vontade de chegar a um resultado;

·       Que imprime aos seus estudos uma continuidade, uma regularidade e um recolhimento necessários.

O que caracteriza um estudo sério é a continuidade. Uma questão complexa requer perguntas preliminares ou complementares. Quem quer adquirir uma ciência deve estuda-la de maneira metódica começando pelo começo e seguindo o seu encadeamento de ideias.

Se desejamos aprender, temos que seguir o curso; mas entre nós, é necessário escolher os professores e trabalhar com assiduidade.

Os Espíritos Superiores só comparecem às reuniões sérias, àquelas, sobretudo, em que reina perfeita comunhão de pensamentos e bons sentimentos.

A leviandade e as perguntas ociosas os afastam, como entre os homens fastam as criaturas ponderadas; o campo fica livre aos Espíritos mentirosos, frívolos e zombeteiros.

Se quereis respostas sérias, sede sérios vós mesmos em toda a extensão do termo. Sede além disso, laboriosos e perseverantes em vossos estudos, para que os Espíritos Superiores não vos abandonem, como faz um professor com os alunos negligentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário